Escrita criativa, meditação e jogos coletivos estão entre as opções ofertadas à comunidade

Oficinas de meditação e práticas de respiração são algumas das atividades oferecidas à comunidade na Semana Universitária. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB  

 

Jogos coletivos, escrita criativa, caminhada pelo campus Darcy Ribeiro, meditação e práticas de respiração são algumas das atividades oferecidas pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) durante a 22ª Semana Universitária (Semuni). O evento acontece de 29 de agosto a 2 de setembro nos quatro campi da UnB. Promover a integração entre a comunidade acadêmica, além de oportunizar um momento de cuidado da saúde, é intuito das atividades ofertadas pelo DAC durante a Semuni, que vão ao encontro da campanha Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

 

“Buscando promover a saúde e a qualidade de vida de nossa comunidade, o DAC tem trabalhado persistentemente para fortalecer as políticas de saúde, alimentação, assistência estudantil, acessibilidade, esporte, lazer, arte e cultura”, destaca o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio.

 

Entre as atividades previstas, está um conjunto de palestras com psicólogos especialistas em criatividade. A ação é uma amostra do curso de criatividade na teoria e na prática, o Eureka!, previsto para ocorrer no próximo semestre letivo. Oficinas de criação em inteligências múltiplas, como a corporal e a linguística, fazem parte da atividade, que ocorre na segunda-feira (29) no Núcleo Sonoro e nos anfiteatros 9 e 10 do ICC. As palestras começam às 9h e as oficinas acontecem no período da tarde.

 

Conforme os princípios da UnB promotora de saúde, também serão oferecidas nos campi Darcy Ribeiro, Gama e Planaltina, oficinas de meditação, respiração e de acolhimento e escuta para controle da ansiedade, entre outras atividades que buscam promover o bem-estar e o autocuidado.

 

Na terça-feira (30), às 10h, no campus Planaltina, acontece roda de intenções sobre ansiedade e bem-estar. “A roda de intenções é um espaço de acolhimento, escuta, partilha e autocuidado, prática ensinada pela terapeuta comunitária e psicóloga Doralice Oliveira”, explica a assistente social Flávia Squinca, da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária. “A ansiedade afeta o desempenho acadêmico e o estabelecimento de vínculos e relações. Essa questão tem sido um relato constante nos diferentes espaços da UnB”, diz.

 

Na quinta-feira (1°), às 10h, a Faculdade UnB Gama promove a oficina Respiração e bem-estar, uma nova possibilidade de autocuidado, e no dia seguinte, às 19h, a comunidade pode participar, no campus Darcy Ribeiro, de prática de meditação. 

Jogos coletivos fazem parte da programação do DAC na Semuni. Foto: Divulgação DAC/Deac/DEL

 

Para quem gosta de esportes coletivos, uma boa opção é o Octatlo Coletivo, em sua 4ª edição. O Octatlo é um evento poliesportivo no qual equipes formadas por até 20 atletas disputam diferentes modalidades no mesmo dia. Equipes masculinas competem na quarta (31) e femininas na quinta-feira (1º). Futsal, vôlei e futmanobol são algumas das modalidades confirmadas. As partidas acontecem das 8h às 18h, no ginásio do Centro Olímpico ou na quadra José Maurício Honório Filho.

 

“Os jogos são um estímulo à polivalência esportiva e à criatividade”, ressalta o coordenador do evento Cristiano Hoppe Navarro. "Já está comprovado pela literatura científica que criatividade e inteligência são desenvolvidas pela transferência de vivências em cenários diferentes", destaca. 

 

A programação completa com as atividades oferecidas pelo DAC durante a Semuni pode ser conferida aqui. As inscrições podem ser feitas no Sigaa.

 

SEMUNI 2022 – As inscrições para a 22ª edição da Semana Universitária estão abertas. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro (na Asa Norte), Planaltina, Ceilândia e Gama. Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semuni volta a ser presencial. Serão mais de 800 atividades gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras. A Semana Universitária terá como tema o centenário de Darcy Ribeiro e as comemorações dos 60 anos da UnB.

 

Leia também:

>> Encontro de Extensionistas terá batalha de rap e apresentação de produtos

>> Reitora dialoga com servidores do prédios residenciais da UnB

>> Medidas garantem segurança da comunidade acadêmica

>> UnBTV lança série para eleições 2022

>> Câmara Legislativa promove sessão solene pelos 60 anos da UnB

>> Convidado da abertura da Semuni, Gersem Baniwa destaca crescente presença indígena na UnB

>> Teatro de Arena é palco de comemoração dos aprovados no Acesso Enem UnB

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.