Abertura terá mesa sobre Darcy Ribeiro na perspectiva indígena. Exposições científicas e culturais e mostras de cinema estão na programação

Centenário do antropólogo Darcy Ribeiro, idealizador da UnB, é celebrado na abertura e ao longo da programação da Semuni. Arte: DEX/UnB

Apresentar à comunidade acadêmica e externa iniciativas que extrapolam os muros da Universidade de Brasília e estreitam vínculos entre a instituição e a sociedade. Esta é a proposta da Semana Universitária, que este ano, em sua 22ª edição, tem início na próxima segunda-feira (29) e segue até sexta (2). Mais de mil atividades gratuitas em diferentes áreas do conhecimento, promovidas presencialmente nos quatro campi da Universidade de Brasília, esperam o público nos próximos dias.

 

Semuni 2022 já registra mais de 16 mil inscrições efetuadas. É possível se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 2 de setembro, enquanto houver vagas nas atividades. O evento promete movimentar a UnB com o melhor da extensão universitária, promover a integração e de troca de experiências entre estudantes, professores, técnicos e sociedade brasiliense, além de celebrar o centenário de Darcy Ribeiro e os 60 anos da Universidade.

 

A largada para as comemorações é dada antes mesmo da abertura do evento, com a 1ª Corrida e Caminhada UnB/HUB. Promovida no domingo (28) pela UnB em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Sesc-DF, a atividade marca o sexagenário da instituição e os 50 anos do HUB. Serão 5 km percorridos, com saída às 8h do estacionamento do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e chegada no mesmo local. O percurso passará por edificações icônicas da UnB tais como o ICC, Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), a Reitoria e a BCE.

 

Já na segunda-feira (29), a cerimônia de início da Semuni relembra o protagonismo do antropólogo Darcy Ribeiro na idealização da Universidade e na luta pelas causas indígenas. A mesa de abertura será às 17h, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), com a presença da reitora Márcia Abrahão, do vice-reitor Enrique Huelva e do decano de Extensão, Alexandre Pilati. O professor emérito Hugo Rodas, falecido em abril deste ano, será homenageado com a apresentação da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), criada a partir de um projeto da Universidade e já dirigida pelo docente. Também será divulgado o resultado do III Concurso de Fotografia de Extensão.

 

Em seguida, a mesa-redonda Universidade de Darcy Ribeiro desde a perspectiva indígena, propõe um diálogo entre os docentes indígenas Altaci Rubim, do Instituto de Letras (IL), e Gersem Baniwa (ICS), do Instituto de Ciências Sociais, a escritora afroindígena Verenilde Pereira e o influencer e estudante indígena Oziel Ticuna.

 

>> Confira relato em áudio do decano de Extensão, Alexandre Pilati, sobre a temática da Semuni 2022:

https://soundcloud.com/jornalismosecomunb/decano-de-extensao-alexandre?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing 

 

PARA APRECIAR – Além das atividades tradicionais, como a Mostra de cursos, o IV Encontro de extensionistas e a Conversa com a reitora, atrações diversas serão oferecidas pelas unidades acadêmicas e administrativas, como minicursos, oficinas, palestras, workshops e rodas de conversa.

Memorial Darcy Ribeiro abrigará atividade de abertura da Semuni e exposição fotográfica. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Cerca de 20 mostras e exposições estarão espalhadas pelos campi e possibilitarão a aproximação do universo da extensão e da ciência. Em comemoração aos 60 anos da UnB e ao centenário de Darcy Ribeiro, o Arquivo Central (ACE) promove a Exposição de acervo fotográfico de Darcy e Berta Ribeiro, de 29 de agosto a 2 de setembro, das 9h às 18h, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).

 

Um convite para que o público percorra a trajetória da UnB nestas seis décadas a partir de seus marcos de luta e avanços, registrados em fotografias, textos e relatos em áudio. Esta é a proposta da exposição Memória UnB: 60 anos de protagonismo, promovida pela revista Darcy, o projeto UnBCast e o Laboratório de Áudio (LabAudio) da UnB, com apoio do Arquivo Central (ACE), da Biblioteca Central (BCE) e do Projeto de Extensão Comunicação nos 60 anos da UnB. A exposição pode ser visitada no térreo do prédio da Reitoria de 29 de agosto a 2 de setembro.

 

Registros de experiências da extensão universitária também poderão ser vistos pelos campi. Na praça Chico Mendes, memórias de edições do projeto Vivência Amazônica, promovido pelo Núcleo de Estudos Amazônicos (Neaz), estarão estampadas em fotografias ao longo da semana. O projeto aproxima a comunidade acadêmica da realidade dos povos da floresta em viagens ao território amazônico.

 

Atrações nos polos de extensão também fazem parte da programação da Semuni. É o caso da Exposição Interativa: Olhar Kalunga 2ª Edição, que reúne fotografias de fauna e flora do território Kalunga produzidas pelos membros da comunidade e colaboradores. Durante a experiência de visitação, os participantes do projeto dialogam com o público sobre aspectos socioculturais identificados nas imagens. A exposição vai de 1º a 2 de setembro e será promovida nos municípios goianos de Teresina de Goiás e Cavalcante, onde está o Polo de Extensão Kalunga. Estudantes de ensino médio da região são o público-alvo.

 

“A exposição é processo de construção de um projeto denominado Olhar Kalunga: Biodiversidade e Agrobiodiversidade. Esse projeto tem como objetivo ampliar a percepção das pessoas kalunga sobre o próprio território. O que nós queremos é que essas pessoas amplie o seu pertencimento ao local a partir da observação de fauna e flora com que eles convivem”, comenta a coordenadora da exposição e docente da FUP, Elizabeth Maria Mamede.

 

>> A professora Elizabeth Maria Mamede detalha no áudio abaixo a construção da exposição:

https://soundcloud.com/jornalismosecomunb/professora-elizabeth-maria-mamede-01?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

 

Outro destaque são as programações cinematográficas. A Mostra Audiovisual ComVivenciar terá exibições presenciais na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro. O público poderá conferir, em duas sessões, 12 curtas-metragens e episódios-piloto de séries audiovisuais cuja temática envolve iniciativas comunitárias e vulnerabilidades sociais. A atividade tem curadoria da UnBTV e do Programa de Extensão Comunicação Comunitária (ComCom). Além da exibição presencial, haverá reprise das sessões no canal 15 da UnBTV na NET/Claro Brasília e no site unbtv.unb.br.

 

O Instituto de Relações Internacionais (Irel) leva a Mostra Ecofalante de Cinema para o campus Darcy Ribeiro. A iniciativa é fruto de parceria com a Organização Não Governamental Ecofalante e o Programa Estratégico UnB 2030, e envolve exibição e debate de quatro filmes contidos na plataforma da ONG relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030. A programação vai de 29 de agosto a 1º de setembro, no Irel.

 

Na programação da Semana Universitária 2022 você encontra informações sobre outras exposições promovidas pelas unidades acadêmicas. Clique aqui e confira.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.