Iniciado em 2018, o processo está próximo de ser finalizado na Universidade de Brasília (UnB)

LOGO INSERÇÃOCURRICULAR1

A Extensão Universitária está cada dia mais próxima de fazer parte do currículo obrigatório de todos os cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB). A Câmara de Ensino de Graduação (CEG) e a Câmara de Extensão (CEX) prorrogaram o prazo final para envio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) para 9 de outubro de 2022.

O objetivo do processo de Inserção Curricular da Extensão é regulamentar a creditação de atividades de extensão como componente curricular nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio da participação de estudantes em extensão universitária.

Em resolução publicada em dezembro de 2018, o MEC estabeleceu diretrizes para o cumprimento da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o mínimo de 10% do total de créditos exigidos para a graduação para programas e projetos de extensão universitária.

Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão.

A Extensão Universitária é parte fundamental da formação acadêmica, junto com o ensino e a pesquisa. Ela promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento.

Uma exigência fundamental é que o estudante deve ser protagonista da ação, não apenas ouvinte ou espectador. A ideia é que esteja registrado como membro de equipe ou matriculado em disciplina com crédito de extensão, reforçando o protagonismo do estudante.

Confira o Guia Inserção Curricular da Extensão da UnB e tire suas dúvidas na seção de perguntas frequentes.