Periódico de extensão da UnB traz dez artigos e conversas com professor Gersem Baniwa e ex-decano Volnei Garrafa

thumbnail 14abr2022 Gersem Baniwa 03 AnastaciaVaz 1 3

Professor Gersem Baniwa, da UnB, foi um dos entrevistados para a Revista Participação. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB.

Publicada em setembro, a Revista Participação nº 37 traz, além dos tradicionais artigos e relatos de experiência sobre extensão universitária, duas entrevistas que trazem importantes reflexões sobre o tema do periódico, 60 Anos da UnB e o Centenário de Darcy Ribeiro: a extensão universitária em debate. A Participação é editada pelo Decanato de Extensão (DEX/UnB) desde 1997.

A primeira entrevista traz uma conversa com o professor de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) Gersem José dos Santos Luciano, indígena da etnia baniwa. Ele fala sobre a democratização do acesso à educação e a crescente presença indígena no ambiente universitário e sobre a influência de Darcy Ribeiro para os direitos dos povos tradicionais do Brasil.

Na segunda entrevista, o professor Volnei Garrafa, que foi decano de Extensão entre os anos de 1985 e 1989, fala sobre a política de extensão da UnB ao longo dos anos e sobre a aproximação entre universidade e sociedade.

“Gersem Baniwa e Volnei Garrafa presenteiam o leitor com duas entrevistas imperdíveis”, diz Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Social do DEX. “Seus dizeres contribuem de modo contundente para construção de uma universidade social e culturalmente referenciada, revelando saberes recorrentemente violentados por visões colonizadoras, eurocêntricas, ainda hoje presentes na realidade brasileira”.

A Participação também traz 10 artigos sobre experiências de extensão na educação, cultura, saúde, meio ambiente, política e direitos humanos. Na edição atual, é possível conhecer mais sobre o Politeia, o Núcleo de Autismo e Neurodiversidade, o Audiologia na Escola e o Comunica Mulher, entre outros.

Projetos de outras universidades também marcam presença. É o caso do Ensino da Língua espanhola como qualidade de vida aos discentes da terceira idade, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Educação, cinema, outros territórios (ECOS), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e das Promotoras Legais Populares (PLPs) da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ).

“A trigésima sétima edição da Revista Participação cumpre importante papel no cuidado com a história da UnB, em seus 60 anos de trajetória, bem como gera reflexão necessária sobre o legado de Darcy Ribeiro, seu primeiro reitor”, afirma Rogério Ferreira. “A Participação resiste, apontando caminhos extensionistas para consolidação de uma universidade popular”.

ENVIE SEU ARTIGO – A próxima edição da revista de extensão da UnB será publicada em dezembro deste ano. A submissão de artigos teóricos, teórico-empíricos e relatos de experiência para a edição está aberta no site do periódico. Podem enviar textos extensionistas docentes, discentes e técnicos administrativos da UnB e de outras universidades brasileiras. Os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores e o Modelo de Submissão da revista.

O projeto editorial da revista considera a extensão como espaço gerador de inovações e intervenções sociais que visam responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com objetivo de modificar as relações sociais e promover a integração social.

Artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da extensão universitária. Já trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

O Relato de Experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência em extensão universitária, estabelecendo ponderações e reflexões embasadas tanto na experiência relatada quanto no devido aporte teórico, de modo a contribuir de forma relevante para a sua área de atuação e para o fortalecimento da extensão universitária.