Encontro com a população acontece entre os dias 27 e 30 de setembro, em Alto Paraíso (GO)

Os Polos de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) continuam estreitando as relações com a comunidade local. Entre os dias 27 e 30 de setembro, a população de Alto Paraíso (GO), onde está localizado o Polo da Chapada dos Veadeiros, vai ter a oportunidade de conhecer melhor os projetos de extensão que atuam na região.

O encontro acontece no Centro de Estudos do Cerrado (CER), na Associação dos Moradores de São Jorge, no Assentamento Esusa e na Associação Quilombola Povoado Moinho.

A ideia é que o Fórum seja um espaço de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais. Aberto a todos, o encontro deve envolver lideranças comunitárias, gestão pública, setor da educação e outros movimentos representativos da região. Na ocasião, será eleito o Conselho Estratégico da Chapada dos Veadeiros, com participação de moradores.

A programação tem oficinas, apresentação de projetos, sarau e roda de conversa sobre gestão ambiental urbana, participativa e turística.

REPE – A partir da perspectiva de expansão territorial da Universidade, surgiu a Rede de Polos de Extensão (REPE), oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a REPE como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. Hoje, 61 projetos atuam nos cinco Polos de Extensão. A Rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa.

Além da Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás), a UnB tem Polos de Extensão no Território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás), na Cidade Estrutural, Paranoá e Recanto das Emas.

AGENDA – O Polo UnB Recanto das Emas já realizou um Fórum Sociocultural em agosto. O Fórum do Polo Kalunga aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro. O do Paranoá está marcado para 5 de novembro. O Fórum Sociocultural da Cidade Estrutural ainda não tem data marcada.

Veja a programação do evento.