Qual a sua dúvida?

 

Como sei se já estou cadastrado no SIEX?

 

Qual a diferença entre programa, projeto, curso e evento?

 

Como realizo a substituição do coordenador de um projeto de extensão?

 

Como incluo mais membros de equipe(aluno, professor, voluntário, outros) em uma ação de extensão (projeto/programa/curso/evento)?

 

Como posso criar uma oferta no sistema?

 

Como posso replicar uma ação de extensão?

 

A planilha orçamentária é obrigatória?

 

Como fazer o fechamento do curso/evento de extensão?

 

Como fazer o fechamento do curso/evento de extensão?

 

Qual é o trâmite para a aprovação da proposta?

 

Tutorial SIEX

 

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1) Como sei se já estou cadastrado no SIEX?

Ao entrar na página www.sistemas.unb.br/siex, preencha as informações de login com o usuário e senha e clique em “confirmar”. Serão mostrados os sistemas a que o usuário tem acesso, incluindo o SIEX. Caso o professor efetivo decida submeter uma proposta e ainda não tenha o perfil de proponente, deverá solicitar o acesso ao Decanato de Extensão (DEX/DTE) via SEI ou por e-mail acompanhado de ficha funcional.

 

 

 

2) Qual a diferença entre programa, projeto, curso e evento?

De acordo com a Resolução da Câmara de Extensão 01/2015, os conceitos das ações de extensão são: 

Programa: é o conjunto articulado de projetos e ações de médio e longo prazo, orientadas a um objetivo comum, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere a abrangência territorial e populacional, integrem-se às linhas de ensino e pesquisa desenvolvidas na UnB, nos termos de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de Desenvolvimento Institucional (PDI). Cada programa de extensão deverá ter, no mínimo, dois projetos de Extensão e ter duração mínima de dois anos e máxima de quatro anos podendo ser renovado. 

Projeto: é uma ação formalizada de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, ou de inovação tecnológica, com objetivo específico e prazo determinado, vinculado ou não a um Programa e ter duração mínima de seis meses e máxima de dois anos podendo ser renovado. 

Evento: são ações de curta duração, sem caráter continuado, que implicam a apresentação do conhecimento ou produto cultural, científico, tecnológico ou de inovação tecnológica desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. 

Curso: é o conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou a distância, seja para a formação continuada, aperfeiçoamento ou disseminação de conhecimento, planejadas, organizadas e avaliadas de modo sistemático.

 

 

 

3) Como realizo a substituição do coordenador de um projeto de extensão?

Existem duas situações: 

Substituição temporária (o proponente retornará a coordenação do projeto antes do término da vigência da ação)

  • É necessário preencher um formulário de substituição temporária, disponível em nossa página dex.unb.br. O formulário deve ser aprovado pelo coordenador de extensão e encaminhado via SEI para DEX/DTE.

Substituição definitiva (o proponente não retornará ou só retornará após o término da vigência da ação)

  • É necessário preencher um formulário de substituição definitiva, disponível em nossa página dex.unb.br. O formulário deve ser aprovado pelo coordenador de extensão e chefe do departamento, e encaminhado via SEI para DEX/DTE. Deverá ser anexada a proposta de projeto cadastrada no SIEX, pela matrícula do novo coordenador, com os devidos pareceres do Coordenador de Extensão e do Diretor da Unidade e o relatório parcial das atividades desenvolvidas pelo PEAC até o presente momento.  

 

 

 

4) Como incluo mais membros de equipe(aluno, professor, voluntário, outros) em uma ação de extensão (projeto/programa/curso/evento)?

Para inclusão de aluno, professor ou outro membro de equipe é necessário entrar em contato com o DEX para realizar essas alterações; esta solicitação deve ser encaminhada via SEI, informando dados básicos como nome completo e CPF no caso de brasileiros e nome completo e número de passaporte para estrangeiros. 

É preciso incluir nome e código SIEX da proposta. Em ações de extensões que possuem diversas atividades (oferta) é necessário informar em qual a pessoa deverá ser incluída, além da carga horária e tipo de participação (por exemplo, palestrante, monitor, entre as outras nomenclaturas que são disponíveis no SIEX).

 

 

 

5) Como posso criar uma oferta no Sistema?

A oferta de extensão é criada no campo “Atividades” da proposta. Basta clicar em “Oferta extensão”. Logo em seguida, clicar em “Novo”. É importante criar a oferta, pois é por meio dessa ação que o sistema permitirá que os participantes se inscrevam na ação quando for aberto o período de inscrição.

 

 

 

6) Como posso replicar uma ação de extensão?

Para replicar uma proposta de ação de extensão, basta entrar no Sistema de Extensão, clicar em “Ação de Extensão/Editar e Criar proposta”, escolher a ação que deverá ser replicada e clicar em “Replicar proposta”. 

Na nova tela será possível fazer as alterações dos períodos de realização. Logo em seguida, é só clicar em “Salvar” para que a proposta seja replicada. 

 

 

 

7) A planilha orçamentária é obrigatória?

Sim, a planilha orçamentária é obrigatória para todas as ações de extensão, mesmo sem movimentação financeira. É por meio dela que serão analisadas informações importantes como a natureza do recurso financeiro ou a previsão de receitas arrecadas na ação de extensão.

 

 

 

8) Posso fazer a inscrição dos participantes de cursos/ eventos de extensão sem a proposta ter sido aprovada?

A aprovação é condição para o cadastramento (inscrição) do aluno em ações de extensão, principalmente em propostas que tenham movimentação financeira, pois a inscrição somente após a aprovação da proposta garante maior transparência ao processo e impede o questionamento de lisura em sua tramitação. 

Nos casos de ações de extensão não aprovadas antes de sua realização, como pede a normativa, as propostas podem ser encaminhadas à CEX para deliberação A execução só é aceita para eventos sem movimentação financeira. Se a proposta for aprovada, as inscrições poderão ser feitas após a realização do evento. 

Caso a inscrição não seja feita pelo site, poderá ser realizada através de fichas de inscrição. O modelo da ficha de inscrição se encontra na página do Interfoco: www.dex.unb.br/formularios-interfoco

 

 

 

9) Como fazer o fechamento do curso/evento de extensão?

O fechamento do curso/evento de extensão consiste no envio (via SEI) da avaliação dos participantes e do relatório final, descrevendo como transcorreu a ação de extensão.

A avaliação dos participantes é preenchida no sistema SIEX na aba “Avaliações/Certificados”. O modelo do relatório final se encontra na página do Interfoco: www.dex.unb.br/formularios-interfoco

 

 

 

10) Qual é o trâmite para a aprovação da proposta?

A proposta precisa ser cadastrada no Sistema de Extensão (SIEX), com a planilha de elaboração de orçamento, aprovada pelo coordenador de extensão e pelo colegiado da unidade a qual está vinculada. 

Após os pareceres de aprovação, a proposta é encaminhada ao Interfoco (via SEI), caso seja a proposta de Curso ou Evento de extensão, ou encaminhada a DTE, caso a proposta seja de Programa ou Projeto de extensão. 

Caso não seja necessária nenhuma alteração, a proposta será encaminhada para análise da Câmara de Extensão.

 

 

 

Mais informações

Tutorial de Institucionalização de Projetos e Programas de Extensão: dex.unb.br/tutorialsiex

 

 

 

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