
A iniciativa premiada refere-se ao Projeto de Extensão “Turismo social no DF: Vivendo Brasília para além do tempo de trabalho”, iniciado em 2023, que é vinculado ao Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é promover passeios turísticos a atrativos culturais, ecológicos e rurais de Brasília a grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, sob a perspectiva do turismo social.
Em 2024, o público-alvo selecionado são adolescentes que cometeram atos infracionais e estão vinculados a algum programa de atendimento socioeducativo do Governo do Distrito Federal, em meio aberto ou em semiliberdade, e seus familiares. A equipe de extensionistas identificou a maior vulnerabilidade social e, por consequência, a maior dificuldade de acesso ao lazer por este grupo, que é historicamente negligenciado das políticas públicas de lazer, incluindo a fruição turística, bem como negado seu direito à cidade. A Lei nº 12.594/2012, que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, dispõe que os planos de atendimento devem prever “ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultural, capacitação para o trabalho e esporte”.

A Cerimônia de Premiação aconteceu em São José, Costa Rica, no dia 25 de outubro, por ocasião do Congresso Mundial da ISTO, que acontece a cada dois anos. A mensagem de anúncio da melhor iniciativa constou: “A ISTO tem o prazer de dar ainda mais visibilidade a uma iniciativa tão valiosa. O futuro do Turismo Justo e Sustentável para Todos depende de projetos como o seu e você não poderia estar mais orgulhosa de fazer parte deste movimento”.