Orientações aos estudantes extensionistas : bolsistas e não-bolsistas que estão vinculados a PEAC

1) Não consigo fazer o login no módulo de extensão do SIGAA (diz que o e-mail não é cadastrado, e quando tento fazer o cadastro diz que o CPF já é cadastrado):
Certifique-se que digitou corretamente seu e-mail ou CPF. Caso não saiba o e-mail cadastrado, por favor entrar em contato com o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
2) Recuperação de Senha
Tente efetuar a recuperação de senha, verifique se o e-mail foi direcionado a sua caixa de entrada, caixa de spam ou lixeira.
 
3) Ainda não consigo efetuar o login
Persistindo o problema, ligue para 3107 0325 ou compareça à Diretoria Técnica de Extensão (DTE) do Decanato de Extensão (DEX): prédio da Reitoria, 2º piso, Sala B1-42.
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30.
 
4) Como consigo verificar as atividades que participei ou que estou inscrito(a)?
Como participante, acessar: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf, opção Meus Cursos e Eventos.
Como membro de equipe, acessar https://sig.unb.br/sigaa, Portal do Discente, menu Extensão.
 
5) Quando recebo o pagamento da minha bolsa de extensão?
Os pagamentos são realizados na primeira semana do mês subsequente ao mês trabalhado, desde que o professor tenha efetuado o cadastro do Plano de Trabalho no SIGAA e encaminhado o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista, via SEI, para a unidade DEX/DTE/SEC .
 
6) Emissão de certificados
Até maio/2020: Cursos de extensão, Eventos de extensão e Semana Universitária estão registrados no sistema SIEX. Nesse caso, para obter o Certificado, acessar https://sistemas.unb.br/autenticacao7/paginas/login.xhtm
A partir de maio/2020: Cursos de extensão, Eventos de extensão e Semana Universitária estão registrados no módulo de extensão do SIGAA. Nesse caso, para obter o Certificado, acessar https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
A partir de maio/2020, os Programas e os Projetos de extensão também geram Certificado à equipe executora destas ações. Para obtê-lo, o discente deverá acessar: https://sig.unb.br/sigaa, Portal do Discente, menu Extensão, opção Certificados e Declarações.
 
7) Declaração de participação:
Projetos de extensão institucionalizados no Sistema de Extensão (SIEX) conferem aos membros da equipe o direito à Declaração de participação. A solicitação deve ser enviada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo, matrícula, nome do projeto, período de participação e o informe se atuou como aluno bolsista ou não-bolsista. 
O prazo para o atendimento da solicitação é de, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis, pois o processo para a emissão do documento é intersetorial, envolvendo também a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).
 
8) Integralização de Créditos
A partir de 2022, as horas de extensão são integralizadas ao final de cada semestre pela STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) e SAA (Secretaria de Administração Acadêmica) diretamente no histórico escolar do(a) discente. O(A) aluno(a) pode receber até 60 horas por semestre acadêmico. A integralização de créditos só é válida para um projeto, sendo assim, a participação em mais de um projeto de extensão não implica na integralização de outros créditos. Tanto o extensionista bolsista quanto o não-bolsista podem ter reconhecida a participação em PEAC por meio da integralização de créditos de extensão no histórico escolar se houver esta previsão. Para tanto, o estudante deve consultar o coordenador de graduação de sua unidade para saber se há a previsão de integralização crédito em extensão e qual é o limite dessa integralização no histórico escolar.
 
9) Meu crédito não aparece em meu histórico.
A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) é responsável pela inserção dos créditos no histórico do(a) aluno(a). Caso o crédito não tenha sido registrado, o(a discente deverá encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos números 3107-0358/0225 ou ainda comparecer à DTE, no prédio da Reitoria, das 7h30 às 19h30.
Lembrando que cada curso de graduação possui um limite para a integralização de créditos de extensão. Os(As) interessados(as) poderão obter as informações na Secretaria do seu Departamento ou na SAA.
 
10) Quanto à dedicação dos estudantes:
O(A) aluno(a) extensionista é o estudante - bolsista e não bolsista - que participa oficialmente de um Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC).
O(A) estudante interessado(a) em atuar como membro da equipe de ações de extensão deve procurar o(a) Coordenador(a) de Extensão da sua Unidade Acadêmica e informar-se sobre os Projetos ou Programas de extensão em curso e os seus respectivos Coordenadores para entrarem em contato. Outra forma de ficar ciente das ações de extensão em curso, é através de consulta no SIGAA, acessando o Portal do Discente - opção “Consultar Ações de Extensão” e realizar o contato com o(as) respectivo(as) coordenadores(as) das ações.
Tempo de dedicação: o(a) discente não-bolsista deverá ter disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais presenciais ou remotas, conforme a necessidade da ação de extensão, para as atividades às quais está vinculado(a), incluídos o planejamento, o estudo, a avaliação e as atividades junto à comunidade.
 
11) Extensionista bolsista
O(A) estudante extensionista bolsista é o discente de graduação que foi aprovado em processo de seleção pública realizado pelo proponente de projeto aprovado em Edital do DEX.
O(A) bolsista deve atuar 60 (sessenta) horas mensais, além de não possuir vínculo familiar com o coordenador da ação, não possuir pendências junto ao DEX, além de não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais (PIBIC, PIBID, monitoria, estágio na UnB, etc.) durante a vigência da bolsa de extensão, com exceção da bolsa de assistência estudantil concedida pelo DAC/DDS.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.